Skip to content

Tendências Carnaval 2020: os melhores disfarces para o Carnaval

Com o Carnaval ao virar esquina, as cabeças até “deitam fumo” a pensar em qual será o melhor fato de Carnaval para surpreender toda a gente.

Disfarces em grupo, a dois ou em família… dos clássicos como os disfarces de pirata aos mais “inovadores” inspirados nas últimas estreias de cinema ou televisão, como La Casa de Papel.

Para conhecer um pouco melhor como se vive o Carnaval no nosso país preparámos este artigo que recolhe as tendências para este Carnaval e com o qual esperamos que te inspires para desfrutares da noite mais divertida.

Qual é o gasto médio para quem quer mascararar-se no Carnaval?

O Carnaval de Torres Vedras ou o de Funchal em Madeira são alguns dos mais conhecidos de Portugal. Mas existem muitas outras localidades que celebram intensamente o Carnaval como Loulé, Ovar, Alcobaça, Sesimbra ou Lisboa.

Enquanto que o gasto médio para quem quer mascarar-se no Carnaval ronda os 35€, este gasto varia de acordo com a região. Aquelas regiões onde mais disfarces se vendem no Carnaval são Lisboa, Porto ou Setúbal.

Os disfarces mais populares do Carnaval 2020

Escolher o fato de Carnaval adequado é uma tarefa difícil. Deve apostar no clássico ou é melhor optar por algum “tema da moda”?

Se bem que o ano passado o fato mais popular foi o de La Casa de Papel com o seu macacão vermelho e a Máscara de Dalí, este ano observam-se outras tendências que vêm muito marcadas pelos gostos infantis.

1. Animais: para um Carnaval selvagem

Para os mais clássicos, os disfarces de animais são sempre uma aposta segura. Há uma grande quantidade de alternativas para quem quer mascarar-se de animal. Algumas delas muito quentinhas, perfeitas para o frio de fevereiro, como os kigurumis e Onesies que são macacões de corpo inteiro muito muito agasalhados.

2. Star Wars: os favoritos da galáxia

Os fatos de Star Wars são sem dúvida alguns dos preferidos nos últimos anos tanto pelo público mais jovem como pelos adultos com mais nostalgia dos episódios e personagens originais.

Mas se esta licença é uma das mais procuradas neste Carnaval é devido em grande parte à estreia do último episódio da Saga Skywalker (“The rise of Skywalker”) em dezembro e ao lançamento da série da Disney + “The Mandalorian”, onde personagems como “Baby Yoda” se tornaram virais em muito pouco tempo.

3. Frozen: disfarces para deixá-los gelados

Desda a estreia de Frozen em 2013, a Elsa e a Anna transformaram-se nas princesas favoritas de muitas meninas. Mas com a estreia de Frozen 2 no final de 2019, os fatos de Frozen voltam a ser a opção escolhida pelo público infantil para este próximo Carnaval.

4. Harry Potter: os disfarces para um Carnaval mágico

Harry Potter é um dos personagens favoritos quer dos grandes como dos pequenos. Conseguires o teu fato de Harry Potter não é complicado. Necessitarás de uma túnica negra, o cachecol de Gryffindor, uns óculos redondos e, claro, uma varinha mágica para poderes gritar feitiços como “Alohomora!”.

Se queres dar um toque especial ao teu fato, acrescenta-lhe a gravata da tua casa… e serás a inveja de todos os muggles.

5. As Aventuras de Ladybug: a super-heroína de Paris

A Ladybug e o Gato Noir são os super-heróis favoritos do público infantil desde que estreou a série Miraculous – As Aventuras de Ladybug. Marinette e Adrien são dois adolescentes que vivem em París e que têm um secredo que o outro não conhece: são super-heróis.

Tal é a popularidade destes personagens, que os fatos de Ladybug e de Gato Noir se transformaram nuns dos preferidos por meninos e meninas para se mascararem no Carnaval ano após ano.

Os disfarces infantis mais populares para o Carnaval

Em Portugal o público infantil parece gostar mais dos disfarces relacionados com filmes e desenhos animados.

Os personagems de Star Wars, Harry Potter, as princesas de Arendelle e super-heróis como Ladybug e Gato Noir são algumas das temáticas preferidas pelos mais pequenos para se mascararem no Carnaval.
Os mais pequeninos, por seu lado, preferem os clássicos fatos de animais.

No entanto, há curiosidades próprias de meninos e meninas.

Disfarces para meninos

Os rapazes têm predileção pelos super-heróis do mundo da BD. Flash e Capitão América são os favoritos dos meninos portugueses. E, claro, personagens como Kylo Ren ou Darth Vader são um must que também não falta no Carnaval.

Disfarces para meninas

Como comentávamos, o fato de Ladybug é um dos favoritos das pequenas quando chega o Carnaval desde há já um par de anos.
Os disfarces de animais também são da preferência das meninas mais pequenas.

Mas sem dúvida, os preferidos pelas pequenas este ano são os novos vestidos de Elsa e Anna de Frozen 2.

Os disfarces de adultos mais populares para o Carnaval

Em geral as temáticas preferidas pelos adultos para o Carnaval são Star Wars, Animais e Piratas. Mas se olharmos para os gostos concretos de homens e mulheres vemos diferenças claras.

Disfarces de Carnaval para mulheres

As portuguesas têm gostos variados na hora de se mascararem. Desde temáticas mais clássicas como os disfarces de animais, os vestidos de Charleston e os boás de plumas ou disfarces steampunk a temáticas relacionadas com o mundo do cinema como Frozen ou Alice no País das Maravilhas.

Disfarces de Carnaval para homens

O público masculino também sente predileção pelos super-heróis e vilões. Os fatos de Batman (em qualquer das suas versões) costumam ser os favoritos dentro desta temática.

Mas não preferem apenas licenças relacionadas com o mundo dos super-heróis. Star Wars, por exemplo é uma das que atrai sempre o público adulto, principalmente os disfarces de personagens clássicos como Darth Vader ou Luke Skywalker.

No entanto, os portugueses não se interessam apenas por temáticas relacionadas com o cinema e a BD. Também são populares entre os homens os disfarces de cantores e do mundo da música ou os clássicos fatos de piratas e animais.

TOP disfarces em grupo e aos pares para Carnaval

Se há algo mais divertido do que mascarar-se no Carnaval, é mascarar-se em grupo. E quem diz “em grupo”, diz “aos pares”, “em família”…

Aqueles com mais imaginação dão aqui asas à sua criatividade e para os que não têm tanta… deixamos algumas das ideias mais divertidas para prepararem o melhor disfarce em grupo no Carnaval.

Pac-Man

Tanto para grupos de amigos como para quem deseje mascarar-se em família no Carnaval. Os disfarces de Pac-Man são uns dos disfarces de videojogos que fazem sucesso todos os anos. Reúne com todos e organiza um divertido disfarce em grupo onde um seja o Pac-Man e os outros o persigam vestidos como os fantasmas de cores do videojogo: Pinky, Blinky, Inky e Clyde.

Grease

Para um disfarce de casal ou para combinares com o teu grupo de amigos, poderão escolher ir vestidos como os protagonistas de Grease. Um par de baile vestido de preto ao estilo de John Travolta e Olivia Newton John… um grupo de amigas com os vossos totós altos, óculos de sol e blusões das Pink Ladies… ou um grupo de amigos “com ar durão” com blusões de couro, poupa e muita brilhantina. Que vos parece?

Dragon Ball

Tanto para disfarces em grupo com os teus amigos como para um disfarce pai e filho de Goku e Son Gohan. Reúne todos para se disfarçarem de Dragon Ball: Goku, Vegeta, Muten Roshi, Bulma, Mr.Satan ou Piccolo… e corram atrás das sete esferas do dragão.

Smurfs

E se o vosso personagem favorito da infância eram os pequenos anões azuis que viviam em cogumelos numa pequena aldeia num bosque… Então, o vosso disfarce de grupo de Carnaval deve ser o fato de smurf. Grande Smurf, Smurfina, Gargamel…. E também smurfs pequenos e adultos. Estes diminutos seres azuis de certeza que farão sucesso no Carnaval.

La Casa de Papel

Desde que a Netflix comprou a série “A Casa de Papel” para produzir novas temporadas, estes personagens, que quase lembram uma versão moderna de Robin Hood, são uma das opções preferidas para quem gosta de se mascarar em grupo em qualquer evento.

O fato de La Casa de Papel é muito simples: um macacão vermelho de corpo inteiro acompanhado de uma metralhadora. E, claro, o que não pode faltar é a Máscara de Dalí, o traço inconfundível dos protagonistas da série.

Disfarces caseiros para o Carnaval

Ainda que os mais habilidosos sejam capaces de criar surpreendentes fatos de Carnaval, fazer o disfarce caseiro perfeito “completo e a partir do zero” é muito complicado.

Por isso, muitas vezes, é necessário um bom acessório para o disfarce. Esse complemento que dará o “toque especial” ao teu look de Carnaval e que completará o teu fato DIY para que fique nota máxima.
Máscaras, perucas, maquilhagem, meias de cores, capas, tutus, chapéus e bandoletes, boás de plumas, armas, óculos… Existe uma grande quantidade de acessórios para disfarce com os quais poderás completar o teu fato de Carnaval caseiro da maneira mais económica possível.

Igualmente, se gostas de trabalhos manuais e se tens um orçamento justo para celebrar o Carnaval, um bom complemento ou um disfarce mais barato pode ajudar-te a preparar o teu look para a festa de disfarces.

Have Fun!