Skip to content

Se vais fazer de palhaço, fá-lo bem: Apresentamos-te o disfarce de Palhaço!

Como te disfarçares de palhaço?

Bem-vindo ao circo da Funidelia!! Se gostas de te disfarçar e adoras “fazer de palhaço”, estás no lugar certo, aqui vamos ajudar-te a criar o melhor disfarce de palhaço que possas imaginar.
Para Carnaval ou para o Halloween, os disfarces de palhaço são sempre uma decisão acertada e por isso vamos ver como escolher o disfarce perfeito, como fazer a maquilhagem de palhaço, quais os acessórios essenciais… Também te vamos contar o que fazer para se transformar num diabólico palhaço assassino nas festas mais terroríficas.
O Circo sempre foi o habitat natural dos palhaços e todos temos um palhaço interior ainda que não acreditemos nisso. Hoje em dia não é difícil encontrar uma destas personagens pelo centro das grandes cidades, sempre dispostos a fazer sorrir as crianças e também os adultos.

E claro, disfarçares-te de palhaço é o mais divertido! O melhor de tudo é que podes fazer todas as palhaças que “vestido normal” não farias por medo do ridículo e da vergonha.

Inspirações para o teu disfarce de palhaço

São muitas as opções que temos para disfarces de palhaço. E o melhor de tudo é que poderás encontrar disfarces para toda a família, crianças, homens, mulheres… e até disfarces de palhaço para bebés. O mais importante é escolher o disfarce que mais gostes e sugerimos-te vários tipos:

    • Disfarce de palhaço de circo: é o tipo de palhaço mais conhecido. O palhaço circense veste-se com roupa de várias cores muito chamativas e com calças e camisolas largas. Podem usar coletes, suspensórios, laço, chapéu… e claro, grandes sapatos e outros complementos como uma peruca colorida ou um grande nariz vermelho. Este disfarce de palhaço elegante ou este de palhacinha para menina, são dois bons exemplos de palhaços de circo.

    • Disfarce de arlquim: os arlequins foram personagens que aparecerem na “Commedia dell’arte” italiana do século XVI. Eram personagens trajadas com fatos feitos de retalhos de diferentes indumentárias. Pouco a pouco a sua roupa foi culminando em fatos brancos e pretos nos quais predominavam os losangos.

    • Disfarce de bobo: um conceito parecido ao de arlequim, ainda que com um aspeto mais divertido e dinâmico. Eram os palhaços da Idade Média, que divertiam as cortes dos Reis e nobres da época. Normalmente vestiam-se com fatos de cores chamativas e grandes chapéus com guizinhos e muito divertidos.

    • Disfarces de palhaços famosos: são muitos os palhaços que fomos conhecendo no cinema e na televisão, alguns deles como  Pennywise de “It”, Krusty o palhaço dos Simpsons ou o próprio Joker, marcaram a nossa infância e adolescência.
      Por exemplo, podes encontrar o disfarce de “It The Movie” com o fato branco e vermelho, parecido com um arlequim, ou com o disfarce de Pennywise clássico, com o seu fato amarelo completo e um colete preto, roxo e verde.

      Acontece o mesmo com Joker, pois temos o disfarce de Joker do Cavaleiro das Trevas, com o seu famoso fato roxo e colete verde, ou o Joker de Suicide Squad, com um look mais urbano e cabelo verde curto e com um novo penteado.

Maquilhagem de palhaço

Um dos principais elementos do disfarce de palhaço é sem dúvida alguma a maquilhagem.

Neste tutorial poderás aprender como fazer a maquilhagem de cara de um palhaço para a tua próxima festa de disfarces. Vais precisar de ter em casa um bom Kit de maquilhagem de palhaço, com pinturas brancas e com cores, especialmente se for um disfarce de circo.

A chave está em fazer uma maquilhagem base branca por toda a cara e ir pintando com outras cores os diferentes pormenores; grandes olhos e boca de sorriso rasgado (e diabólico no caso dos “killer clowns”), acrescentar uma lágrima (no caso dos arlequins) …

Disfarces de palhaços e acessórios

No geral, um disfarce de palhaço é composto de roupas largas e de cores chamativas. Costumam usar coletes, grandes gravatas ou laços, suspensórios para segurar as calças… Estes são os elementos imprescindíveis de um bom disfarce de palhaço.

Perucas de palhaço

No nosso disfarce não pode faltar uma colorida e divertida peruca de palhaço. O ideal é que tenha cabelo em abundância, encaracolado e de uma ou várias cores muito chamativas. Apesar de termos muitos modelos de perucas de palhaço para que escolhas a tua favorita, desde as mais arrepiantes até às mais delirantes e divertidas.

Sapatos de palhaço

Já sabem que se diz que os palhaços conseguem dormir em pé. Esta afirmação vem dos sapatos gigantes que costumam usar, que lhes permitiriam dormir em pé e não cair. Não sabemos se é verdade, mas sabemos que um bom palhaço deve usar estes sapatos de palhaço. São enormes e divertidos e podes escolher uns sapatos vermelhos mais clássicos ou uns de cores mais extravagantes.

Nariz de palhaço

Também não pode faltar ao teu disfarce de palhaço um bom nariz de palhaço vermelho. São o complemento perfeito para a maquilhagem de palhaço. Podes encontrá-los de plástico, de espuma e até de latex, dependa da comodidade e realismo que querias dar ao teu disfarce.

O toque final: os acessórios de palhaço

Podes completar o disfarce com alguns acessórios típicos como suspensórios, uma grande gravata, luvas brancas ou um chapéu de cocô colorido com uma flor.

Também podes acrescentar alguns acessórios para brincar como uma flor que esguicha água, uma buzina para tocar nos momentos mais inoportunos…

Disfarce de palhaços para todos

Disfarces de palhaço para homem

Disfarces de palhaço para mulher

Disfarces de palhacinha e palhaço infantil

Disfarces de palhaço bebé

Os temidos disfarces de palhaços assassinos

Para terminar o nosso artigo, queremos sugerir uma série de diabólicos disfarces de palhaços assassinos. Sejam palhaços, arlequins ou bobos, com um aspeto arrepiante, ideais para festas de Halloween ou com temática de medo.

Mas para dar um verdadeiro aspeto arrepiante ao teu look de palhaço diabólico, nada melhor do que completá-lo com uma arma e com uma máscara de palhaço, principalmente se preferes não te sujar com a maquilhagem de palhaço.

Have fun!