Skip to content

O que oferecer a um fã de super-heróis, de séries ou de videojogos no Natal?

Aproxima-se o Natal e com ele as “noites em branco” à procura do presente perfeito para os nossos entes queridos. E oferecer uma prenda capaz de fazer alguém pular de felicidade não é tão simples quanto isso.

Oferecemos presentes para mostrar à pessoa que os recebe que é importante para nós. Tentamos surpreender com um presente original, algo que essa pessoa sempre quis, algo que a entusiasme particularmente e que nunca teria pensado em comprar…

De forma que que pensar nos gostos da pessoa é o ponto de partida para começar à procura desse “presente ideal”.

Se tens de oferecer um presente a alguém que goste de super-heróis, de cinema ou séries de televisão, de videojogos ou que tem alma de rock ou metal, estás com sorte. Atualmente existe uma grande oferta de artigos de merchandising para seguidores e colecionadores deste tipo de marcas e personagens. E este “fandom geek” conhecido como “fenómeno fã” vai crescendo ano após ano com novos produtos, novos modelos e novas marcas registadas que todos os “fãs” desejariam acrescentar à sua coleção.

Graças aos filmes de super-heróis, o mundo das bandas desenhadas conseguiu alcançar uma maior audiência e é possível ver qualquer pessoa como uma t-shirt do Batman.

Os fãs de Star Wars já podem fazer waffles na forma do capacete do Darth Vader. Qualquer gamer trocaria um “lama” apenas para conseguir uma réplica da picareta unicórnio do “Fortnite”.

Os “potterheads” aquecem-se com o cachecol da sua casa de Hogwarts quando chega o Inverno e “quando o Inverno chega” seguidores de séries como A Guerra dos Tronos, Stranger Things ou Rick & Morty fazem uma recolha de qualquer tipo de gadgets com as imagens ou frases das suas personagens favoritas.

Presta atenção, porque neste artigo vamos contar-te quais são as tendências e novidades do momento e quais são as melhores ideias de presentes para estes fãs, seja qual for o teu orçamento.

Harry Potter foi decididamente a temática preferida do ano passado para se oferecer na época natalícia, acima de videojogos como Minecraft, Disney, Star Wars ou até super-heróis.

Se vais oferecer um presente a um adulto, não existem muitas diferenças nos temas que mais atraem homens e mulheres. Harry Potter, Super-heróis, Pokemon, Super Mario Bros e A Guerra dos Tronos agradam a eles e a elas de igual forma. No entanto, as mulheres têm mais preferência pela Disney, A Lenda de Zelda e Hora de Aventuras, enquanto que os homens preferem Star Wars, Rick & Morty e Assassin’s Creed.

Por outro lado, o público infantil tem gostos mais variados. Se bem que Harry Potter, os super-heróis da Marvel ou DC Comics, Disney e o canalizador Super Mario Bros, também triunfaram entre meninos e meninas, mas os pequenos também são apaixonados por produtos oficiais como Patrulha Pata, As Aventuras de Laybug, PJ Maks ou Fortnite.

Harry Potter: merchandising que nenhum “muggle” vai entender

Os objetos do feiticeiro mais famoso do mundo da magia são a opção favorita, para além disso é uma das marcas registadas com maior variedade de produtos: roupa e acessórios, canecas, roupões, os mantos e cachecóis das Casas de Hogwarts, figuras e calendários do advento Funko Pop! e muitos artigos de colecionador que vão desde as varinhas das personagens, expositores iluminados com a snitch dourada ou mantos da invisibilidade prontos para te fazer desaparecer quando necessário.

Não há “Dementor” que resista ao merchandising de Harry Potter!

Minecraft: presentes para os mais “quadriculados”

O público infantil é o protagonista do Natal e para quem pensa que este tipo de presentes “não é para crianças” que se desengane. Minecraft, um dos jogos com maior afluência infantil, juntamente com Fortnite foi a marca registada de videojogos mais oferecida no ano passado e a tendência continua visto que no regresso às aulas foi uma das preferidas dos pequenos para preparar o seu material escolar.

Machilas, bonés, t-shirts e todo o tipo de acessórios do “mundo dos blocos” como carteiras ou porta-chaves são alguns dos produtos mais vendidos desta marca.

Super-heróis: o merchandising para bons e vilões

Se tens de oferecer um presente a um fã da Marvel ou DC Comics, o merchandising de super-heróis é uma aposta certa. No ano passado, com a estreia de “Avengers: Infinity War” (e Endgame em 2019), os presentes da Marvel foram os vencedores entre os seguidores de super-heróis.

T-shirts e camisolas, canecas, bonés, roupões… são alguns dos produtos eleitos na hora de escolher um presente. Os mais entendidos no tema dos super-heróis certamente que adoram os Funko Pop!: figuras de vinil de cada personagem com edições especiais das suas roupas ou dos filmes. Mas se queres surpreender um verdadeiro apaixonado do universo Marvel ou DC… as réplicas de colecionador vão deixá-lo maluco: A Manopla do Infinito (ou a do Iron Man), uma máscara do Batman…

Rick & Morty: presentes para os mais irreverentes

Se já ouviste alguém dizer “Wubba lubba dub dub”, é porque é um fã da série de animação Rick & Morty. Por ser de animação não quer dizer que seja indicada para o público infantil, na realidade, nada mais longe da verdade. O seu humor absurdamente louco e as suas personagens politicamente incorretas, tornaram-na numa das séries da moda no período natalício de 2018. E este ano, com a recente estreia da 4ª temporada prevê-se que continue a ser uma das marcas favoritas para oferecer ao público jovem neste Natal.

Canecas, edições especiais Funko Pop! como Rick ou Mad Max Rick, t-shirts, camisolas com as frases mais famosas de Rick ou cenas icónicas da série são os produtos mais procurados.

Disney: presentes de um mundo cheio de magia

E se há alguma marca de que todos os públicos gostam é, sem dúvida, a Disney. A marca é toda ela uma especialista em criar todo um mundo de merchandising à volta dos seus filmes clássicos (mais ainda nos últimos anos com a estreia das “versões de carne e osso” dos seus clássicos de animação como Cinderela, A Bela e o Monstro ou Aladino).

Existe uma grande variedade de artigos da Disney para oferecer a fãs de todas as idades e seguidores dos filmes: Princesas e Vilãs Disney (porque também gostamos das “meninas más”), Mickey, Toy Story, O Rei Leão…

Os produtos mais desejados são de todos os tipos, desde artigos para a casa como canecas ou candeeiros de coleção a t-shirts para adulto e criança.

Também os adoráveis peluches que fazem frente aos Funko Pop! das personagens mais emblemáticas.

E, a pensar nos mais pequenos: material escolar como mochilas com e sem rodas, estojos, cadernos… Este ano, com a estreia de Frozen 2 tão perto do Natal, a possibilidade de oferecer merchandising desta marca multiplica-se. Elsa e Anna, vão ser as personagens mais desejadas pelas crianças no período natalício.

Que produtos de merchandising agradam mais?

Baseando-nos nas vendas do ano passado no período natalício, compilamos quais foram os 5 produtos de que o público adulto mais gostou.

Cachecol de Gryffindor de Harry Potter

O favorito de qualquer “potterhead”. Em vermelho escarlate e dourado, as cores oficias de Gryffindor. E com o escudo do leão da conhecida casa de Harry Potter.

Chávena de Chip de A Bela e o Monstro

A mais adorável, doce e meiga chavenazinha de chá que alguma vez vais conhecer. Não lhe falta nenhum detalhe. A mais desejada por todos os fãs do Mundo Disney.

Rosa encantada de A Bela e o Monstro

Um expositor iluminado que contém a rosa que enfeitiçou o príncipe em A Bela e o Monstro. Se queres oferecê-la a alguém, é melhor que o faças antes que a última pétala caia.

Mochila de Minecraft  Creepy Creeper verde

Uma mochila prática para ir às aulas, de viagem ou em passeio. Com vários compartimentos para os apontamentos, para o computador e até para “pickaxes”.

Caneca Rick & Morty muda de cor

Uma caneca que para além de ser muito prática é original. O desenho altera-se quando se coloca uma bebida quente nela.

Como dissemos anteriormente, o público infantil tem outras preferências em relação aos mais velhos.

Pack gorro e luvas Gryffindor Harry Potter

Se o cachecol de Gryffindor foi um dos presentes de sucesso entre os fãs adultos de Harry Potter, este foi artigo eleito para os “alunos do primeiro ano” de Hogwarts.

Gorro de Catboy PJ Masks

Os PJ Masks são uns dos super-heróis favoritos dos pequenos. Este gorro vai aquecê-los enquanto brincam com os seus amigos a lutar contra Romeo.

T-shirt Fortnite Dancing

Se o Fortnite tem algo de original, são as suas danças, que os pequenos tanto gostam: “floss”, “dab”, “take the L”…

Mochila escolar dos Avengers

Os pequenos fãs do grupo de super-heróis mais famoso adoraram esta mochila para enfrentar o dia a dia escolar com tanto poder como o do Capitão América, Hulk ou Thor. Atenção! Esta mochila é reversível.

Sweat infantil Batman

E para os seguidores do super-herói de Gotham, nada melhor que uma sweat para combater os vilões e o frio. Vão apaixonar-se pelo capuz com a máscara do Batman.

E se o presente é para alguém que adora todas estas marcas, alguém que já começou a sua coleção, então as réplicas oficiais são uma excelente ideia. Tratam-se de recriações fidedignas dos objetos usados nos filmes, videojogos. São artigos muito exclusivos que não estão ao alcance de qualquer um. E, novamente, as réplicas relacionadas com Harry Potter são as mais vendidas:

Varinha do Harry Potter

Diz-se que “a varinha escolhe o feiticeiro”, mas o certo é que nos temos uma queda por esta. A autêntica varinha do Harry Potter. Visto não ser feita de salgueiro nem ter pena de fénix no seu centro, não podemos garantir que os teus feitiços sejam um sucesso. Mas podemos sim garantir a alegria da pessoa que receba esta varinha no Natal.

Manopla do Infinito de Thanos

Uma réplica em tamanho real e cheia de detalhes da Manopla do Infinito que Thanos usa em Infinity War. Com dedos articulados, luzes e som… Algo que todos os fãs do MCU desejariam incorporar nas suas coleções. É um artigo tão adorado pelos fãs do MCU que está a desaparecer num “estalar de dedos”.

Picareta Unicórnio Arco-íris Fortnite

Como que acabada de sair do arco-íris esta Picareta Unicórnio é uma fiel réplica de um dos objetos mais cobiçados do Fortnite. Não lhe faltam pormenores e, não fosse um unicórnio motivo suficiente para oferecer esta picareta a um gamer, este artigo tem acabamentos com purpurinas e rodas que se movem para rodar de volta ao país dos unicórnios.

¿Qual é o teu orçamento?

O orçamento é um dos fatores condicionantes na altura de oferecer um presente. Por vezes, até é visto como uma das “regras do jogo” como no caso do “Amigo Secreto”. Mas isto não deve ser uma preocupação pois existe uma grande variedade de “presentes geeks” que se adequam a todo o tipo de bolsos e orçamentos.

Aqui tens algumas sugestões.

Presentes por menos de 25 euros

Se o teu orçamento é apertado ou vais fazer uma troca de prendas no escritório ou com os teus amigos, temos várias propostas de presentes originais e divertidos, mas muito acessíveis.

Desde acessórios para roupa (fitas porta-chaves, meias-calças, roupa interior, gorros…) a artigos para o lar ou para o escritório (almofadas, canecas, Funko Pop!…)

Também por menos de 25€ encontrarás muitas ideias para oferecer merchandising infantil aos mais pequenos da casa, como: t-shirts ou sweats, estojos, cadernos e mochilas, pijamas…

Presentes por menos de 50 euros

Se tens um orçamento maior e queres oferecer uma prenda diferente, há muitas opções para surpreender com um presente fora do normal que todos os fãs desejariam ter.

Edições especiais de Funko Pop!, réplicas de cachecóis ou varinhas para “potterheads”, figuras de coleção de séries de televisão, filmes, videojogos, t-shirts e camisolas, roupões, carteiras e porta-moedas, candeeiros, bijuteria, malas, peluches…

E se querer oferecer um presente natalício mais geek, nada melhor do que uma destas camisolas natalícias ou “ugly sweaters” que combinam o Natal com o fandom. Estão muito na moda e não há jantar de Natal com colegas de trabalho ou amigos em que estas camisolas não estejam presentes. Com temas natalícios ou com personagens de videojogos famosos e super-heróis como Deadpool, Super Mario Bros e Pikachu.

Presentes por mais de 50 euros

Se para ti o orçamento não é problema e queres oferecer “O Presente”, vais adorar estas sugestões. Especialmente pensadas para colecionadores e verdadeiros fãs que não se resignam com a t-shirt do seu filme ou videojogo favorito.

Aqui poderás encontrar ideias diversificadas e originais como: jogos de mesa clássicos como Monopólio ou Risk inspirado na Guerra dos Tronos, Stranger Things ou Rick & Morty, eletrodomésticos de Star Wars, como a torreira de Darth Vader, Calendários do Advento de Funko, o manto da invisibilidade de Harry Potter ou réplicas tão exclusivas como a Manopla do Infinito.

A nossa “wish list” para o Natal

Mas se depois de todas estas ideias para presentes a oferecer a um geek amante de filmes, de videojogos ou de super-heróis continuas a ter dúvidas sobre qual é a melhor opção, deixamos-te aqui a nosso “wish list” baseada nas últimas tendências do mercado! De certeza que descobres!

Para potterheads

Um candeeiro em forma de expositor com a snitch dourada que Harry Potter apanhou durante o seu primeiro jogo de quidditch é um presente perfeito para decorar qualquer estante.

Se tens de oferecer um presente a um potterhead com um grande espírito natalício, nada melhor que amenizar a sua espera até ao Natal com um calendário do Advento de figuras Funko Pop! de Harry Potter. É a edição do Grande Baile de Natal que se realizou em Hogwarts durante o Torneio dos 3 Feiticeiros!!

E, para os verdadeiros apaixonados de Harry Potter, o Chapéu Selecionador não pode faltar na sua coleção. Fala tal e qual como o verdadeiro Chapéu Selecionador, a que casa queres pertencer?

E, para os que sempre desejaram poder viajar no tempo, talvez o consigam fazer com o verdadeiro pendente vira-tempo de Hermione. Lembra-te, retrocede uma hora por cada volta que lhe dês.

Para amantes de Star Wars

Com a estreia do episódio IX poucos dias antes do Natal, a nostalgia regressa nos amantes de Star Wars. Existem todos os tipos de gadgets e artigo relacionados com “A Força” que todos os fãs de Star Wars (tanto dos filmes clássicos como dos novos) desejariam ter.

Um roupão quentinho de Jedi ou de Yoda é sempre uma boa opção para oferecer àqueles fãs de Star Wars mais friorentos.

Para uma maratona dos filmes de Star Wars na altura de te preparares para ver o Episódio IX, sem dúvida que uma máquina de fazer pipocas em forma de Estrela da Morte te vai deixar de boca aberta.

E para os que sonham com galáxias muito distantes, um candeeiro decorativo com o capacete de Darth Vader é o que precisam.

Para gamers

Se o teu presente é para um fã de Harry Potter, tens muitas alternativas que vão fazer sucesso: canecas de pokeballs, peluches do Pikachu… até o boné de Ash Ketchum se estivermos a falar de um verdadeiro “Treinador de Pokémon”.

Para os “minecrafters”, uma mochila para armazenar todos os materiais que recolham no jogo… ou o que quiserem.

Para Disney lovers

Se há tema Disney que vai arrasar este Natal, é o Frozen 2. Mas não só em merchandising à volta deste filme mas também em relação a disfarces. O filme continua a ser uma das estreias mais esperadas desde que em 2015 foi anunciada a segunda parte e os novos vestidos de Elsa e Anna vão liderar as listas de desejos do público infantil neste Natal.

Mas neste ano de 2019 viram-se clássicos Disney como Aladino e o Rei Leão a transformarem-se em imagens de “carne e osso”.

O tapete mágico de Aladino também chega à casa dos amantes da Disney, mas desta vez na forma original de uma toalha. Cheia de cores e com os característicos pompons de franjas.

E, para os amantes do Rei Leão, aqueles para quem “o ciclo da vida” incluiu tomar um café todas as manhãs… nada melhor que esta simpática caneca do Simba.

Para um presente inesquecível, aqui temos a Senhora Potts e Chip, as personagens mais queridas de A Bela e o Monstro. Com todos os pormenores e tão realistas que parece que vão ganhar vida a qualquer momento.

Traquina e simpático, tal e qual o original. Assim é o peluche do extraterrestre mais doce da Disney, Stitch.

Para fãs dos super-heróis e vilões

Para os fãs que não conseguem esperar pelo próximo filme de super-heróis, pode ser que haja algum consolo neste calendário do Advento de Funko da Marvel. A cada dia uma figura Funko Pop! de uma das inesquecíveis personagens da Marvel.

Para os fãs que ficaram de coração partido com o final de Endgame… A Manopla do Homem de Ferro vai amenizar a sua dor.

E para os que preferem as bandas desenhadas clássicas, esta t-shirt com as ilustrações originais dos Avengers vai ser a sua perdição.

Há uma infinidade de propostas e alternativas para fãs de todos os tipos. E se não encontraste o que procuras neste post, talvez o encontres na nossa secção de merchandising geek.

Metodologia

Para a elaboração da informação neste artigo utilizamos os dados de venda da Funidelia em Novembro e Dezembro de 2018 e 2019 em diferentes países europeus.