Skip to content

Os disfarces mais desejados por meninos e meninas no Natal

Mascarar-se é uma forma de fomentar a criatividade das crianças enquanto brincam e se divertem. Mascarar-se ajuda-os a construir a sua própria identidade lidando durante as brincadeiras com os seus medos e vergonhas e com a expressão dos seus sentimentos. E se o disfarce for em grupo é também uma forma de socializar e aprender diferentes valores como a amizade e a generosidade, o respeito, a tolerância e o trabalho em equipa.

Escolher o disfarce ideal não é fácil. As crianças vão pôr-se no lugar de outra pessoa enquanto brincam. Desde imitar pessoas do seu dia a dia como o pai ou a mãe e sentir-se como pessoas adultas, até recriar cenas vestidos de super-heróis capazes de enfrentar tudo o que lhes apareça. Por esse motivo é melhor que ele ou ela escolha livremente o seu disfarce.

Por estas razões, os pais e mães estão como nunca mais cientes de que os disfarces são tão educativos como um livro ou um jogo.

Nestas datas em que toda a gente enlouquece com os presentes de Natal, achamos que oferecer um disfarce para criança é uma boa ideia. Se, para além disso, o pequeno incluiu esse disfarce na sua carta ao Pai Natal, ficará ainda mais entusiasmado quando o receber.

Foi por isso que preparamos este artigo que junta as tendências em Portugal e no resto da Europa de disfarces para criança para oferecer no Natal aos mais novos. Quais são os mais desejados? Quais são os que estão na moda? Que personagens fazem mais sucesso? Fica atento para teres a certeza que acertas!

Como escolher o melhor disfarce para criança?

Não é só o tema do disfarce que é importante. Também é preciso considerar as características específicas do mesmo.

Quando não se trata de um disfarce feito em casa, é preciso verificar o tecido e os materiais de confeção, o tamanho, o preço…

Para muitos pode parecer um disparate, mas quando se trata do público infantil é preciso redobrar as precauções na confeção têxtil e os disfarces não são exceção. Estes são alguns conselhos:

  • Verificar que o disfarce (máscara, peruca, maquilhagem…) tenha a marcação CE, as advertências de uso, a lista de materiais…
  • É proibido que os disfarces para menores de 7 anos tenham cordões na zona do pescoço ou que tenham comprimento superior a 7.5cm para os que tenham idade superior, dado existir risco de asfixia.
  • As máscaras devem ter orifícios de ventilação nos olhos, nariz e boca.
  • Quanto aos acessórios (armas de brincar, chapéus, tiaras…) não devem ter peças pequenas ou afiadas.

Quanto aos tamanhos recomendamos verificar sempre as informações do fabricante ou vendedor sobre os mesmos. Na Funidelia podes encontrar uma tabela de tamanhos em cada produto, para além de pequenas “tips” que te ajudarão na hora de escolher o tamanho mais adequado à idade do menino ou menina a quem se destina o disfarce.

Quanto ao preço, trata-se de uma questão mais subjetiva. Depende do orçamento de que se disponha para este presente, a qualidade do disfarce e o facto de ser ou não um produto oficial.

Na Funidelia também dispomos de produtos de fabrico próprio o que nos permite controlar melhor o processo e a qualidade do resultado podendo oferecer um preço final menor. Se, apesar disto, não encontras o disfarce adequado ao teu “bolso” também temos uma secção de disfarces baratos na qual é garantido encontrares uma alternativa económica para o disfarce que procuras.

Quais são os temas preferidos por meninos e meninas para se mascararem?

No geral, o cinema e os desenhos animados são a referência para os mais novos. As Aventuras de Ladybug, Harry Potter e os “Heróis de Pijama” de PJ Masks foram alguns dos temas favoritos dos mais pequenos para escolher o seu disfarce no ano passado, e continuam a ser.

As Princesas Disney, as personagens de Star Wars e os super-hérois (Marvel ou DC Comics, indistintamente) são “disfarces clássicos” que nunca ficam fora do TOP10.

Mas nem só as personagens de filmes ou televisão são fonte de inspiração para meninos e meninas. Também temáticas mais abrangentes como os animais (leão, pintainho, vaca, macaco ou tigre) ou fatos medievais (de cavaleiro, príncipe e princesa) estão nas suas lista de disfarces mais desejados.

Os disfarces de Ladybug e Cat Noir, continuam a ser os favoritos do mais novos há já alguns anos. E reúnem todos os ingredientes para ser um sucesso: em formato de desenhos animados, são super-heróis adolescentes com alter-egos e os protagonistas são rapariga e rapaz, de forma a que meninos e meninas se possam identificar.

Mas gostar de Ladybug e Cat Noir também se estende aos adultos. Já não só para recriar disfarces em família com os mais pequenos, mas também pela ampla cultura de cosplay que foi criada à volta destes dois super-heróis.

Para além disso, existem diferentes versões destes disfarces: desde os disfarces mais clássicos “de corpo inteiro” e mais justos até versões mais folgadas e quentinhas (ideais para o inverno) em formato de macacão, tão confortável como se fosse um pijama.

E, claro, os acessórios não podem faltar: a característica peruca azul de Ladybug, os seus brincos e o seu yo-yo mágico ou a peruca loira do Cat Noir com as orelhas de gato… e, claro, as máscaras (imprescindíveis para passarem despercebidos).

Ainda que já se tenham passado vários anos desde a estreia do último filme da mágica saga escrita por J.K. Rowling, os disfarces de Harry Potter são alguns dos mais pedidos por meninas e meninos. E os novos filmes de “Monstros Fantásticos” contribuem para que o mundo da magia continue a ser falado por toda a gente.

Mas o fenómeno do Harry Potter não se trata apenas de exibir o manto da casa de Hogwarts. Cada vez mais crianças e adultos pedem como presente de Natal merchandising de Harry Potter para aumentar a sua coleção de “objetos mágicos”: desde t-shirts a mochilas e material escolar, as varinhas das personagens, os cachecóis das Casas de Hogwarts… mas também artigos mais exclusivos como um manto de invisibilidade, calendários do advento ou expositores com a snitch dourada do Harry Potter.

O Mágico Mundo de J.K. Rowling é uma “fonte de desejos” para qualquer potterhead!

E se há algo ainda mais divertido do que mascarar-se, é fazê-lo em grupo, onde cada um desempenha o seu papel. Por isso os disfarces de PJ Mask são tão populares entre os mais pequenos já que se podem disfarçar com os seus amigos e brincar enquanto lutam pela justiça.

Estes desenhos animados refletem uma série de valores importantes para meninos e meninas como é a amizade ou o saber que apesar de cada um ter as suas próprias capacidades é possível trabalhar em equipa para um bem comum.

Os disfarces favoritos são os dos três protagonistas: Catboy, Corujinha e Gekko (especialmente os dois primeiros). Mas também há pequenos com uma predileção pelos vilões e preferem os disfarces de Ninja da Noite ou de Romeo.

Ladybug & Cat Noir lideraram a lista de Portugal no ano passado, se bem que também houve uma grande procura pelos disfarces de animais. As ovelhinhas, os leões ou os gatinhos são alguns dos que os pequenos mais gostaram. Também as irmãs de Frozen – O Reino do Gelo, conseguiram um lugar entre as princesas favoritas das meninas portuguesas.

De que outras personagens gostam os mais novos?

Apesar das crianças terem bem claro quais são os produtos licenciados que “monopolizam” os seus gostos, os desenhos animados são sempre uma fonte de inspiração para os mais novos e personagens como os cachorros da Patrulha Pata ou Masha e o Urso são uma aposta certa para os mais pequeninos.

Os disfarces de Chase e Skye são os favoritos para os seguidores da Patrulha Pata. O cão polícia e a cadelinha piloto são os preferidos da Baía da Aventura.

A pequena menina loira proveniente da Rússia e o seu amigo Urso, são outros dos desenhos animados que fazem furor entre o público mais jovem. É que as travessuras da pequena Masha divertem imenso meninos e meninas. Por isso, oferecer um disfarce da Masha e o Urso é sinónimo de sucesso.

Mas os mais novos da casa não têm apenas uma predileção pelos desenhos animados atuais. Os clássicos nunca saem de moda e é por isso que os disfarces de Smurf ou de Dragon Ball são alguns dos eleitos por meninos e meninas na hora de se divertir e dar asas à imaginação.

Quais os super-heróis que mais gostam?

Uma das grandes incógnitas do ser humano… especialmente se estamos a falar de crianças. Decidir se prefere voar como o Super-Homem ou ter a agilidade do Homem-Aranha, a velocidade do Flash ou a força do Hulk… é muito complicado! Mas há sempre algum motivo pelo qual prefere o disfarce de um Super-herói e para se querer vestir como ele.

No geral, Homem-Aranha, Batman e o Capitão América são de longe os favoritos entre os pequenos da casa.

Mas Super-Homem “o Homem de Ferro”, Thor “o deus do trovão” ou Flash, o super-herói mais veloz, também são alguns dos nomes favoritos.

A Wonder Woman é a única super-heroína que tem lugar entre os super-heróis preferidos por meninos e meninas.

Também outros heróis que “trabalham em equipa” como As Tartarugas Ninja ou os Power Rangers, têm espaço entre os mais jovens.

Quais são as princesas favoritas?

Decidir qual é a Princesa Disney mais bonita ou qual tem o vestido mais bonito é tão complicado como escolher o melhor super-herói. Mas de qualquer maneira, todas as meninas têm a sua favorita. E na maior parte dos casos são as mesmas: Elsa ou Anna do filme “Frozen”.

As irmãs de Arendelle são sem dúvida a primeira escolha na maioria dos países europeus. Ainda que os disfarces das Princesas Disney “clássicas” como Branca de Neve, Cinderela ou Bela Adormecida continuem a ser os favoritos, as “novas princesas” com convicções fortes e mais independentes como Vaiana ou Merida (Brave), também ocuparam um lugar entre as Princesas Disney mais desejadas.

¿De que lado da Força estão os mais pequenos?

Juntamente com Harry Potter, a Star Wars é uma das marcas licenciadas que mais atrai o público infantil entre tantos desenhos animados, super-heróis e princesas. E a verdade é que, admita-se, a saga Star Wars é fenómeno cinematográfico que continua a atrair fãs desde a estreia do primeiro filme em 1977.

Estamos convencidos que A Força é forte nos disfarces de Star Wars tanto nas personagens clássicas (Leia, Luke Skywalker, Darth Vader…) como nas mais recentes (Rey, Kylo Ren, Finn…) e por esse motivo atraem tanto os mais novos como os mais velhos.

Mas eis que surge uma pergunta muito importante para todos os seguidores desta saga galáctica: De que lado da Força estás?

Bonito seria responder sem dúvidas “o lado da luz”, mas descobrimos que os jovens “padawans” se sentem mais inclinados para “o lado negro”. Porque será? Gostam mais dos fatos deles? Será por acaso? Será pela cor dos sabres de luz?

No TOP 5 de disfarces para criança de Star Wars encontramos o carismático Darth Vader, os Stormtroopers e Kylo Ren. Embora existam muitas personagens do Lado da Luz ao longo de todos os episódios, são os disfarces de Rey e o de Jedi os preferidos pelos pequenos.

Mas como é o resultado nos diferentes países? Que países se “deixaram seduzir” pelo Lado Negro?

A aposta da Funidelia para este Natal

Com tantas opções disponíveis pode ser um pouco avassalador escolher qual o disfarce para criança a oferecer no Natal. Por isso confirmamos dois claros vencedores para estas datas: Frozen e Star Wars.

Como já falamos tratam-se de temas que estão sempre entre os favoritos dos mais novos e com as estreias de “Frozen 2” e “The Rise of Skywalker” tão perto do Natal, oferecer os disfarces de Elsa e Anna ou os de Kylo Ren e Rey, é uma boa ideia. Muitas meninas vão querer actalizar o guarda-roupa com os novos vestidos de Elsa e Anna, até Kristoff se apresenta de forma diferente em Frozen 2!

A sua roupa exibe as mesmas cores que definem cada uma das irmãs, mas está adaptada à nova aventura de Elsa e Anna. Elsa continua a ser a favorita das duas, mas Anna e Olaf também são personagens muito queridas. Estes são os disfarces de Frozen 2:

O Episódio IX é um dos filmes mais aguardados do ano. Espera-se um grande desfecho para uma das sagas mais épicas da história do cinema. Saber a origem de Rey, derrotar Kylo Ren, descobrir antigos personagens que voltam a surgir… muitas incógnitas que fãs pequenos e graúdos esperam que sejam desvendadas.

Assim, com o “fandom” tão próximo ao Natal, há muitas expectativas por parte dos mais jovens. O desejo de que o seu presente de Natal seja o disfarce de Kylo Ren apenas pode ser suplantado pelo desejo de correr para a estreia do Episódio IX vestido como a sua personagem favorita.

Como puderam ver por este resumo, mascarar-se é uma excelente forma de brincar através da imaginação. Por isso, deixa-os disfarçarem-se! Have fun!!

Metodologia

Para a elaboração da informação neste artigo utilizamos os dados de venda da Funidelia
em Novembro e Dezembro de 2018 em diferentes países europeus